Ao aprender um novo idioma, podemos dizer que o vocabulário é mais importante do que qualquer outro aspecto do aprendizado: compreensão de leitura, compreensão auditiva, fala, escrita, ortografia e pronúncia. A palavra-chave é vocabulário se os alunos quiserem utilizar o inglês de maneira eficaz.
Os alunos serão testados em seu vocabulário toda vez que conhecerem um falante nativo, ouvirem sua música favorita em inglês, assistirem a um filme sem legendas, escreverem uma carta para um amigo ou uma mensagem de texto em inglês.
Falando da importância do vocabulário, o linguista David Wilkins diz que “sem regras gramaticais se pode fazer pouco progresso, mas sem vocabulário, nenhum”. De fato, as pessoas precisam de palavras para se expressar em qualquer idioma.
Os alunos muitas vezes acham difícil serem fluentes em inglês, e acham as atividades de fala e escrita cansativas. Isso ocorre porque eles sempre usam as mesmas expressões e palavras e, como resultado, sua fala é bloqueada. Alguns alunos, por outro lado, enfrentam o problema de esquecerem a palavra assim que aprendem, e têm de procurar o significado no dicionário.
A maior razão para esses problemas é a falta de vocabulário. Mas, quanto mais palavras os alunos aprendem, mais fácil é para eles memorizá-las. O professor também tem um papel importante no desenvolvimento do vocabulário dos alunos. Infelizmente, ensinar vocabulário não responde todas as perguntas, e os professores não sabem que ajuda podem dar aos alunos para aumentar seu vocabulário.
O Método Direto e o Método Auditivo-Linguístico foram utilizados como duas técnicas de ensino, e deram importância às estruturas gramaticais. Algumas palavras são ensinadas nas aulas de gramática porque estão incluídas nos tópicos de gramática e características da língua. Essas palavras são limitadas, e são mostradas pelo ensino de estruturas gramaticais.
A maior mudança no ensino de inglês vem do início dos anos 1970. O foco mudou do Método Direto e do Método Auditivo-Linguístico para o Método Comunicativo. Ele enfatiza a importância do vocabulário. Com esse método, os alunos foram cercados por vocabulário e atividades de fala. Muitas palavras começaram a ser ensinadas nas aulas, e os alunos foram incentivados a falar o máximo que pudessem.
Hoje em dia, temos mais liberdade para escolher qual método usar nas aulas de inglês. O programa de inglês foi organizado em torno de estruturas gramaticais e estruturas de palavras. Os professores muitas vezes têm tempo suficiente para ensinar vocabulário e insistem na repetição, porque há uma classe gramatical diferente para cada item lexical do programa.
Assim, o vocabulário não é mais tratado como um artifício complementar, mas como um item essencial do aprendizado. Pode-se trabalhar a gramática, inclusive, lidando com o arranjo e a frequência das palavras. Os professores agora estão ainda mais conscientes da importância de ensinar vocabulário.