Listening : Textos em inglês para trainar e praticar

Listening é a habilidade de escuta em inglês, muito importante para aprendermos o idioma. Afinal, no dia a dia, o que mais precisamos em um ambiente de língua estrangeira é poder falar e compreender. Portanto, para melhorar suas habilidades de escuta, existem muitas maneiras que podem ser utilizadas. O mais importante é escolher textos e conteúdos com base no seu nível de inglês. 

Uma ferramenta possível é o uso de audiolivros, onde você pode ouvir um pouco do texto e depois fazer a leitura ao mesmo tempo que ouve. Isso ajudará você a ver a ortografia das palavras e a saber como elas são pronunciadas. 

Se o seu nível de inglês estiver mais avançado, você pode, por exemplo, assistir a documentários com uma linguagem relativamente mais lenta, para que você entenda mais facilmente. Ao assistir a um filme em inglês, escolha também legendas em inglês, para entender exatamente qual é a palavra que se ouve.

Neste artigo, separamos os assunto de textos para escuta em inglês, organizado pela turma e idade dos alunos de cada turma. Aproveite esse material para melhorar o ensino da língua inglesa.

Listening: Teste de escuta em inglês para o 1º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a primeira série, do ensino fundamental:

  • Being healthy (sendo saudável)
  • Going to school (indo para a escola)
  • Spring to winter (primavera ao inverno – estação do ano)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Numbers: ortografia e pronúncia de números em inglês
  • Names: nomes em inglês e suas características
  • Family: membros da família inglesa
  • Months: meses em inglês
  • Seasons: os nomes e características das estações em inglês
  • Alphabet: alfabetos e sons ingleses

O primeiro ano é onde a maioria dos alunos são apresentados ao inglês. Neste nível de ensino, o inglês é dado com a educação básica. O que deve ser considerado para que as crianças neste nível aprendam inglês será trabalhar em expressões e assuntos básicos e relativamente simples, bem como em assuntos como introdução do alfabeto, números e nomes, como descritos acima.

Listening: Teste de escuta em inglês para o 2º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a segunda série, do ensino fundamental:

  • The snowman (o boneco de neve)
  • Cold planet (planeta frio)
  • The way to the park (O caminho para o parque)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Words: Palavras / Nesta unidade são realizados estudos sobre a ortografia e pronúncia de várias palavras.
  • Friends: Amigos / Aqui, principalmente a prática da fala está sendo estudada. Coisas como apresentar amigos e falar sobre seus recursos estão incluídos.
  • In the Classroom: Em Sala de Aula / É um estudo sobre o que é feito em sala de aula e que tipo de temas são abordados.
  • Numbers: Números / A continuação dos números aprendidos no primeiro ano.
  • Colors: Cores / Vários nomes de cores são aprendidos ​​nesta unidade.
  • At the Playground: No Playground /Detalhes em inglês sobre as atividades do playground.
  • Body Parts: Partes do corpo / Estudo das partes do corpo e órgãos.
  • Pets: Animais de estimação / Os nomes e características dos animais de estimação.
  • Fruit: Frutas / Os nomes e características das frutas são processados ​​em inglês.
  • Animals: Animais / Os nomes e características de outros animais.

Listening: Teste de escuta em inglês para o 3º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a terceira série, do ensino fundamental:

  • Santa, Santa, high in the sky (Papai Noel)
  • Senses (Sentidos)
  • At nine o’clock on Monday (Às nove horas de segunda-feira)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Greeting: Saudação / Você pode aprender as frases e palavras que pode usar ao conhecer alguém.
  • My Family: Minha Família / Esta unidade se concentra em frases e palavras familiares.
  • People I Love: Pessoas que amo / Nesta parte, há várias frases e expressões que os alunos podem usar ao falar sobre as pessoas que amam.
  • Feelings: Sentimentos /  Quais são os nomes dados aos sentimentos em inglês? Esta parte responde à pergunta.
  • Toys and Games: / Jogos e brinquedos, um dos assuntos preferidos das crianças, são importantes para o desenvolvimento da fala. Serão estudados os brinquedos e jogos.
  • My House: Minha casa / Aqui, as crianças falam sobre suas casas e seus pertences e trabalham nas palavras a serem usadas aqui.
  • In My City: Minha cidade / Nesta unidade, as crianças falam sobre suas cidades e trabalham com palavras e frases que podem usar nessa área.
  • Transportation: Transporte / São abordados os meios de transporte em inglês e suas características.
  • Weather: Clima / Termos relacionados às condições meteorológicas são abordados nesta unidade.
  • Nature: Natureza / Esta unidade é uma unidade onde as crianças podem falar sobre natureza, árvores, flores, animais e aprender vocabulário e frases relacionadas a esses assuntos.

Listening: Teste de escuta em inglês para o 4º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a quarta série, do ensino fundamental:

  • How to memorise anything (Como memorizar qualquer coisa)
  • My favourite day – Christmas (Meu dia favorito – Natal)
  • My computer Mouse (Rato do meu computador)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Classroom Rules (Regras da sala de aula)
    • 1. Asking for permission

Can/May she come in/go out?

— Yes, she can.

— Sure / Of course.

— Sorry, not right now.

  • 2. Making simple requests

Give her the pencil, please.

— Sure / Of course.

— Here you are.

— Say that again, please.

  • 3. Telling someone what to do

Be quiet, please.

Clean / Look at the board, please.

Go back to your apartment, please.

Open the curtain, please.

Open / close the window, please.

Please go out.

The book, please.

  • 4. Naming numbers

Numbers from 1 to 50.

  • Nationality (Nacionalidade)
    • 1. Identifying countries and nationalities

Is she / he from China?

— Maybe.

Is she / he from Italy?

— I think so.

Where are you from?

— I am from Germany.

Where is she from?

— She / he is from Portugal.

Is he American?

— No, he is not.

Is she / he Italian?

— Yes, she / he is.

— No, she / he is not.

— I don’t think so.

  • 2. Talking about locations of cities (Making simple inquiries)

America / American

Japan / Japanese

Where is Samsun? — It’s in the north.

Germany / German

Where is Van? — It’s in the east.

Where is İzmir? — It’s in the west.

Iraq / Iraqi

Where is Antalya? — It’s in the south.

Russia / Russian

Turkey / Turkish

Britain / British

North / South / East / West

Pakistan / Pakistani

Iran / Iranian

  • Cartoon Characters (Personagens de desenhos animados)
    • 1. Expressing ability and inability

Can you play the guitar?

Can she / he run?

—Yes, she / he can.

– No, she / he can’t.

Can you speak Turkish?

—Yes, I can.

She / he can ride a motorcycle, but you cannot / can’t.

She/he can sing.

I can read books in German.

My hero can / can’t …

Your cartoon character can / can’t …

  • 2. Talking about possessions (Making simple inquiries)

This is her / his / my / your pencil.

These are his / her / my / your notebooks.

Is this his / her / my / your …?

Are these his / her / my / your …?

Whose rubber is this?

This is my / his /Ricky’s rubber.

  • Free Time (Tempo Livre)
    • 1. Expressing likes and dislikes

She likes running / singing.

He dislikes playing guitar / swimming.

  • 2. Making simple inquiries

Does she like watching movies?

— Yes, she does.

Does your friend like watching cartoons?

— No, he does not.

  • 3. Asking for clarification

Can you say that again, please?

Pardon me?

Say that again, please.

  • My Day (Meu dia)
    • 1. Talking about daily routines

She wakes up in the morning.

He has breakfast with her mother and sister on Fridays.

She meets her friends at school.

He goes to the playground at noon.

She goes shopping with her friend on Sundays.

They do their homework.

She goes to bed at night.

  • 2. Making simple inquiries

What do you do in the afternoon?

What do you do?

  • 3. Telling the time and days

What time is it?

days of the week

at noon / night

in the morning / afternoon

  • Fun with Science (Diversão com a Ciência)
    • 1. Giving and responding to simple instructions
    • 2. Making simple inquiries
    • 3. Talking about locations
  • Jobs (Trabalhos)
    • 1. Describing what people do and expressing what people like
    • 2. Making inquiries
  • My Clothes (Minhas roupas)
    • 1. Describing the weather (Expressing basic needs)
    • 2. Making simple requests
  • My Friends (Meus amigos)
    • 1. Describing people (Making simple inquiries)
    • 2. Talking about possessions
  • Food and Drinks (Alimentos e Bebidas)
    • 1. Making offers
    • 2. Expressing basic needs and feelings (Making simple inquiries)

Listening: Teste de escuta em inglês para o 5º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a quinta série, do ensino fundamental:

  • Meet the kids racing electric cars (Conheça as crianças que competem com carros elétricos)
  • Television (Televisão)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos da quinta série aprenderam em sala de aula:

  • Hello (Olá)
    • 1. Greeting and meeting people
    • 2. Expressing likes and dislikes
  • My Town (Minha cidade)
    • 1. Asking for and giving directions (Making simple inquiries)
    • 2. Talking about locations of things and people
  • Games and Hobbies (Jogos e Hobbies)
    • 1. Describing what people do regularly
    • 2. Expressing likes and dislikes
  • My Daily Routine (Minha rotina diária)
    • 1. Describing what people do regularly (Making simple inquiries)
    • 2. Telling the time
    • 3. Naming numbers
  • Numbers from 1 to 100 (Nomenclatura de números)
    • Numbers from 1 to 100
  • Health (Saúde)
    • 1. Expressing illnesses, needs and feelings
    • 2. Making simple suggestions
  • Movies (Filmes)
    • 1. Describing characters/people
    • 2. Expressing likes and dislikes
    • 3. Making simple inquiries
    • 4. Stating personal opinions
    • 5. Telling the time
  • Party Time (Hora da festa)
    • 1. Asking for permission
    • 2. Expressing and responding to thanks
    • 3. Greeting and meeting people
    • 4. Expressing obligation
  • Fitness (Fitness)
    • 1. Making simple inquiries
    • 2. Asking for clarification
    • 3. Making / accepting / refusing simple suggestions
  • The Animal Shelter (Abrigo de animais)
    • 1. Asking for permission (Making simple inquiries)
    • 2. Describing what people/animals are doing now
  • Festivals (Festivais)
    • 1. Describing general events and repeated actions (Making simple inquiries)
    • 2. Naming numbers

Listening: Teste de escuta em inglês para o 6º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a sexta série, do ensino fundamental:

  • Time for another year (Tempo para mais um ano)
  • Pyramids in Paris (Pirâmides em Paris)
  • One moment around the World (Um momento ao redor do mundo)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Life (Vida)
    • 1. Describing what people do regularly (Making simple inquiries)
    • 2. Telling the time and dates
  • Breakfast (Café da manhã)
    • 1. Accepting and refusing
    • 2. Describing what people do regularly
    • 3. Expressing likes and dislikes
  • Downtown (Centro)
    • 1. Describing places (Making comparisons)
    • 2. Describing what people are doing now (Making simple inquiries)
  • Weather and Emotions (Clima e Emoções)
    • 1. Describing the weather
    • 2. Making simple inquiries
    • 3. Expressing emotions
  • At the Fair (Na Feira)
    • 1. Describing places
    • 2. Expressing feelings
    • 3. Expressing likes and dislikes.
    • 4. Stating personal opinions
  • Occupations (Ocupações)
    • 1. Talking about occupations
    • 2. Asking personal questions
    • 3. Telling the time, days and dates
  • Holidays (Feriados)
    • 1. Talking about past events (Making simple inquiries)
  • Bookworms (Leitores de livros)
    • 1. Talking about locations of things and people
    • 2. Talking about past events
  • Saving the Planet (Salvando o Planeta)
    • 1. Giving and responding to simple suggestions
  • Democracy (Democracia)
    • 1. Talking about stages of a procedure
    • 2. Making simple inquiries
    • 3. Talking about past events

Listening: Teste de escuta em inglês para o 7º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a sétima série, do ensino fundamental:

  • Traditional stories from around the world (Histórias tradicionais de todo o mundo)
  • Ancient Egypt flashcards (Flashcards do Egito Antigo)
  • Inviting someone to the cinema (Convidando alguém para o cinema)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Appearance And Personality (Aparência e Personalidade)
    • Describing characters/people (Making simple inquiries)
    • Making simple comparisons (Giving explanations/reasons)
  • Sports (Esportes)
    • Talking about routines and daily activities
    • Describing what people do regularly (Giving explanations and reasons)
  • Biographies (Biografias)
    • Talking about past events (Making simple inquiries)
    • Telling the time, days and dates
  • Wild Animals (Animais Selvagens)
    • Describing the frequency of actions
    • Making simple inquiries
    • Making simple suggestions
    • Talking about past events (Giving explanations/reasons)
  • Television (Televisão)
    • Describing what people do regularly
    • Expressing preferences
    • Stating personal opinions
    • Talking about past events
  • Celebrations (Celebrações)
    • Making simple suggestions (Accepting and refusing)
    • Making arrangements and sequencing the actions
    • Expressing needs and quantity
  • Dreams (Sonhos)
    • Making predictions
  • Public Buildings (Edifícios Públicos)
    • Giving explanations/reasons
  • Environment (Ambiente)
    • Describing simple processes
    • Expressing obligation
    • Giving explanations/reasons
  • Planets (Planetas)
    • Making simple comparisons
    • Talking about past events
    • Making simple inquiries

Listening: Teste de escuta em inglês para o 8º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a oitava série, do ensino fundamental:

  • Band auditions (Audições de bandas)
  • At the library – giving personal information (Na biblioteca – dando informações pessoais)
  • Getting an ID card (Obtendo um cartão de identificação)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Friendship (Amizade)
    • Accepting and refusing / Apologizing / Giving explanations and reasons
    • Making simple inquiries
  • Teen Life (Vida Adolescente)
    • Expressing likes and dislikes
    • Expressing preferences
    • Stating personal opinions (Making simple inquiries)
  • In The Kitchen (Na Cozinha)
    • Describing simple processes
    • Expressing preferences
    • Making simple inquiries
  • On The Phone (No telefone)
    • Following phone conversations
    • Stating decisions taken at the time of speaking
  • The Internet (Internet)
    • Accepting and refusing / Making excuses
  • Adventures (Aventuras)
    • Expressing preferences / Giving explanations and reasons
    • Making comparisons
  • Tourism (Turismo)
    • Describing places
    • Expressing preferences
    • Giving explanations/reasons
    • Making comparisons
    • Talking about experiences
  • Chores (Tarefas)
    • Expressing likes and dislikes
    • Expressing obligation
    • Expressing responsibilities
  • Science (Ciência)
    • Describing the actions happening currently
    • Talking about past events
  • Natural Forces (Forças Naturais)
    • Making predictions about the future (Giving reasons and results)

Listening: Teste de escuta em inglês para o 9º ano

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para a nona série, do ensino fundamental:

  • How to improve your memory (Como melhorar sua memória)
  • High-achieving teenagers (adolescentes de alto desempenho)
  • The best job in the world (O melhor trabalho do mundo)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Studying Abroad (Estudar no Exterior)
    • Meeting new people and introducing oneself and family members
    • Talking about possessions
    • Asking for and giving directions
  • My Environment (Meu ambiente)
    • Talking about locations of things
    • Asking about and describing the neighborhood
    • Making comparisons
  • Movies (Filmes)
    • Talking about likes/ dislikes, hobbies and free time activities
    • Expressing opinions
    • Making preferences
    • Asking about and telling the time and date
    • Inviting and refusing/accepting an invitation
  • Human In Nature (Humano na Natureza)
    • Describing daily routines
    • Talking about abilities
    • Talking about frequencies of activities
  •  Inspirational People (Pessoas inspiradoras)
    • Asking about and describing people’s appearances and characters
    • Comparing characteristics and appearances
    • Expressing opinions (Agreeing, disagreeing, etc…)
    • Talking about current activities
  •  Bridging Cultures (Culturas de ponte)
    • Asking about and describing cities
    • Identifying cultural differences
    • Talking about travel and tourism
    • Ordering food
  •  World Heritage (Património Mundial)
    • Talking about past events
    • Making inquiries
    • Asking and answering questions in an interview
  •  Emergency And Health Problems (Emergência e problemas de saúde)
    • Asking for and giving advice
    • Giving and understanding simple instructions in case of emergency
    • Talking about something that has happened recently
    • Expressing obligations and prohibitions
  • Invitations And Celebrations (Convites e Celebrações)
    • Asking for and giving suggestions
    • Doing shopping
    • Making requests
    • Talking about future plans
    • Making and answering phone calls
  • Television And Social Media (Televisão e Mídias Sociais)
    • Making predictions about the future
    • Asking for and giving an opinion (an agreement, disagreement, etc…)
    • Interrupting someone in a conversation
    • Gaining time in a conversation

Listening: Teste de escuta em inglês para o 1º ano do Ensino Médio

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para o primeiro ano, do ensino médio:

  • What kind of student are you? (Que tipo de alunos você é?)
  • Unusual British festivals (Festivais britânicos incomuns)
  • Living online (vivendo online)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • School Life (Vida Escolar)
    • Exchanging personal information in both formal and informal language
    • Taking part in a conversation in everyday life situations
  • Plans (Planos)
    • Describing future plans and arrangements
    • Expressing one’s ideas in unplanned situations
    • Making oral presentations on a planned topic
  • Legendary Figure (Figura Lendária)
    • Describing past activities and events
    • Talking about sequential actions
    • Describing characters and settings in an event in the past
  • Traditions (Tradições)
    • Describing habits and routines in the past
    • Making oral presentations on a specific topic
  • Travel (Viagem)
    • Talking about past and present events/experiences
    • Booking
    • Exchanging ideas and plans
    • Asking for approvals and/or confirmations
  • Helpful Tips (dicas úteis)
    • Giving and receiving advice
    • Talking about rules and regulations
    • Talking about consequences
  • Food And Festivals (Comida e Festivais)
    • Talking about national and international festivals
    • Describing actions and processes
  • Digital Era (Era Digital)
    • Stating personal opinions in everyday conversations
    • Stating preferences
    • Stating causes and effects
    • Giving an extended description and detailed information about people/places/events
  • Modern Heroes and Heroines (Heróis e heroínas modernos)
    • Talking about imaginary situations
    • Expressing wishes
    • Guessing meaning from the context
  • Shopping (Compras)
    • Making comparisons
    • Talking about different kinds of clothing and shopping
    • Describing objects, and people

Listening: Teste de escuta em inglês para o 2º ano do Ensino Médio

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para o segundo ano, do ensino médio:

  • Sleeping for exam success  (Dormir para o sucesso do exame)
  • Help others, help yourself (Ajude os outros, ajude a si mesmo)
  • How false information spreads (Como as informações falsas se espalham)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Future Jobs (Trabalhos futuros)
    • Making plans and predictions
    • Making an appointment
    • Talking on the phone
  • Hobbies And Skills (Hobbies e habilidades)
    • Expressing likes, dislikes and interests
    • Expressing preferences
    • Talking about present and past abilities
  • Hard Times (Tempos Difíceis)
    • Describing events happening at the same time in the past
    • Explaining people’s habits in the past
  • What A Life (Que vida)
    • Describing places, people, and events in the past
    • Ordering events
    • Talking about personal experiences in the past
  • Back To The Past (De volta ao passado)
    • Expressing wishes and regrets for past events
    • Talking about unreal past events
  • Open Your Heart (Abra seu coração)
    • Expressing degrees of certainty in the past
    • Expressing the criticism for the events in the past
  • Facts About Brazil (Fatos sobre o Brasil)
    • Talking about landmarks and monuments
    • Describing cities and historic sites
    • Asking for and giving more detailed information
  • Sports (Esportes)
    • Reporting news
    • Making interview
    • Talking about sports
  • My Friends (Meus amigos)
    • Describing events, places and people
    • Asking for and giving clarification
  • Values And Norms (Valores e Normas)
    • Expressing opinions
    • Exchanging ideas
    • Making comments

Listening: Teste de escuta em inglês para o 3º ano do Ensino Médio

Vamos examinar juntos os exemplos de textos de escuta recomendados para o terceiro ano, do ensino médio:

  • Count me in (Conte comigo)
  • Advertisements (Anúncios)
  • Concerts (concertos)

Abaixo está uma lista de tópicos que os alunos aprendem em sala de aula:

  • Music (Música)
    • Expressing opinion (agreeing, disagreeing, etc.)
    • Expressing preferences
  • Friendship (Amizade)
    • Describing personal features
    • Making conclusions
    • Stating reasons
  • Human Rights (Direitos Humanos)
    • Expressing ideas on human rights (gender equality, children rights…)
    • Making suggestions
    • Discussing problems
  • Coming Soon (Em breve)
    • Making predictions
    • Expressing degrees of certainty and uncertainty
    • Receiving instructions about cyber games
  • Psychology (Psicologia)
    • Describing mood
    • Making suggestions to change a negative mood
    • Following and giving instructions
  • Favors (Favores)
    • Making requests
    • Accepting and declining requests
    • Asking for and responding to favors
  • News Stories (Notícias)
    • Narrating a past event/experience
    • Talking about sequential actions
  • Alternative Energy (Energia Alternativa)
    • Describing problems
    • Making complaints
    • Offering solutions
  • Technology (Tecnologia)
    • Talking about things needed to be done
    • Asking and answering questions in interviews
  • Manners (Maneiras)
    • Talking about wishes and regrets
    • Apologizing
    • Giving explanations
>
×