Conhecer uma língua estrangeira não é apenas entender o que você lê e conseguir se expressar nessa língua. Pesquisas mostraram que pensar em uma língua estrangeira torna nossas decisões melhores e mais razoáveis. Em vez de pensar em português e depois traduzir para o inglês enquanto se fala ou escreve, você pode se expressar muito mais naturalmente quando começar a pensar em inglês.
Dependendo do seu nível gramatical, no início, você pode pensar em seu idioma nativo e depois traduzir para o inglês. Mas começamos a pensar em inglês, não é preciso traduzi-lo, isso dará mais fluência. Pensar em uma língua estrangeira é um passo importante para se tornar fluente nesse idioma, mas a maioria dos alunos de inglês o ignora. Forçar seu cérebro a pensar em um idioma que você não está acostumado a pensar o ajudará a ativar novas informações usando-as na vida real.
1. Começa a pensar em inglês como palavras simples
Ser capaz de pensar em inglês, é claro, não é algo que vai acontecer da noite para o dia. Para atingir esse objetivo, como primeiro passo, ao ver palavras, pode pensar em seus equivalentes em inglês. Se desejar, você pode escrever os equivalentes em inglês dos objetos que encontrar durante o dia em pequenos papéis.
Além disso, você pode adicionar expressões ou palavras à sua rotina, fazendo frases simples que você pode usar na vida diária. Por exemplo, você pode usar frases como ‘good morning‘ ao acordar e ‘good night‘ antes de dormir.
No início, até pode ser difícil de se lembrar de pensar em inglês, mas trouxemos algumas dicas para ajudá-lo:
- Inclua seu telefone em seu processo de aprendizagem. O telefone é um dos itens que mais usamos durante o dia. Ao alterar o idioma do seu telefone para inglês, você aprende facilmente os equivalentes de muitas palavras e fica mais perto de pensar em inglês.
- Transforme o processo de aprendizagem em um jogo. Por exemplo, você pode manter uma lista e anotar os momentos em que se lembra de pensar em inglês. Ao atingir um determinado número, você pode criar um pequeno presente para si mesmo.
- Finalmente, você pode incorporar blocos de notas em seu processo de aprendizado. Por exemplo, cole uma etiqueta ou Postit com a palavra no espelho do banheiro. Essas notas lembram sua experiência cotidiana de pensamento em inglês e oferecem uma variedade de palavras que você pode usar ao longo do dia.
Quanto mais palavras você aprender nesses pequenos passos, mais fácil será pensar em inglês. Quanto mais você melhora suas habilidades, mais rápido seu pensamento se torna e mais cedo você começa a pensar em frases.
2. Resuma o seu dia em inglês antes de dormir
Outra maneira de estimular o aprendizado, é pensar como passou o dia em inglês antes de dormir e formar frases em sua cabeça. Por exemplo, ‘Today was a very active day. As my first job, I completed my work from yesterday. Then I had breakfast and went for a walk outside. We went to a concert with my friends and then came home. I was very tired, I immediately wanted to go to bed and sleep.’ (Hoje foi um dia muito ativo. Como meu primeiro emprego, completei meu trabalho de ontem. Então tomei café da manhã e fui dar uma volta lá fora. Fomos a um show com meus amigos e depois voltamos para casa. Eu estava muito cansado, imediatamente quis ir para a cama e dormir.’
Você também pode narrar histórias de outra pessoa à medida que seu nível melhora, contando, por exemplo, sobre como foi o dia dela. Você pode usar pronomes pessoais como ele ou ela para fazer isso. Você pode descrever tudo, desde a sua aparência e até como você pensa. Isso lhe dará a chance de construir frases completas e corretas, bem como a repetição de palavras e aumento de vocabulário.
3. Produza conversas e diálogos em inglês na mente
Claro que em uma conversa você não vai apenas falar sobre o que você fez naquele dia. É possível falar de assuntos diversos, e com esse tipo de treinamento você terá a chance de melhorar suas habilidades de fala. Você pode escolher um tema e conversar com pessoas diferentes sobre ele, ou mesmo imaginar esse diálogo mentalmente. Se quiser aprender uma nova lista de palavras, você pode preparar uma lista e usar essas palavras nessa conversa. O importante é que você ouse falar livremente sem medo de errar.
Por exemplo, se você planeja jantar em um restaurante por um curto período de tempo, pode praticar seu diálogo com o garçom. Pense no que o garçom pode dizer e no que você diria. Você pode ter um diálogo como este:
- Waiter / Garçom: Good day Sir. Welcome to our restaurant. How can I help you? (Bom dia senhor. Bem-vindo ao nosso restaurante. Como posso ajudá-lo?)
- Customer / Cliente: Hi. I would like to have a delicious coffee, but I do not know much about the coffees on the menu, can you help me with this please? (Gostaria de tomar um delicioso café, mas não conheço muito os cafés do cardápio, podem me ajudar com isso por favor?)
- Waiter / Garçom: Our coffee beans are of very high quality. Do you want to taste a strong coffee or a soft drink? (Nossos grãos de café são de altíssima qualidade. Quer saborear um café forte ou um mais fraco?)
- Customer / Cliente: I believe in your knowledge of coffee. You decide and surprise me! (Eu acredito no seu conhecimento sobre café. Você decide e me surpreende!)
Ao visualizar e praticar tais diálogos, você perceberá que começa a se expressar mais confortavelmente em um diálogo real. Depois de concluir essas etapas, seria melhor continuar com alguém com quem você possa conversar, é claro, para praticar.
4. Mostre criatividade em inglês
Há sempre mais de uma maneira de explicar algo. Mesmo que você não saiba o equivalente em inglês da palavra, você pode se expressar pensando de forma criativa e usando outras palavras. Por exemplo, em vez de dizer ‘door is closed’ (a porta está fechada), você pode simplesmente dizer ‘door is not open’ (a porta não está aberta).
De fato, se você acha que está usando esse método ao falar em sua língua materna, isso se tornará mais normal para você e permitirá que você fale muito mais confortavelmente ao falar inglês. Para expressar as palavras que você não consegue lembrar, você pode usar os seguintes expressões:
- It is similar to… (É semelhante a…)
- It is a place where… (É um lugar onde…)
- It is something you use to… (É algo que você usa para…)
- It is an action you do when… (É uma ação que você faz quando…)
- It is the opposite of… (É o contrário de…)
Existem jogos divertidos que fortalecem essas habilidades criativas de fala, como os jogos Taboo e CatchPhrase onde você expressa de maneiras diferentes, sem dizer uma determinada palavra. Você pode jogar sua própria versão desses jogos com seu parceiro de estudo fazendo uma lista de palavras que você costuma esquecer. Ou pedir que eles adivinhem a palavra em sua mente, sem que você diga essa palavra.
5. Expanda seu vocabulário em inglês
Uma das maneiras mais fáceis de aprender um novo idioma é se concentrar nos estudos de vocabulário. Afinal, mesmo que você tenha um bom conhecimento da gramática, você pode ter dificuldade em se expressar se seu vocabulário é baixo. Ao ler o dicionário, você aprenderá novas palavras e verá seu uso e pronúncia. Ter um dicionário sempre com você o ajudará a encontrar a palavra facilmente.
Uma das melhores maneiras de melhorar seu vocabulário é manter um caderno de vocabulário. Você pode escrever a estrutura e as diferentes conjugações das palavras que aprendeu em seu caderno de vocabulário, bem como as pronúncias ao lado das palavras.
Agora que você tem uma lista de novas palavras, o que você pode fazer com elas? O primeiro passo é usá-los em seu discurso (e pensamentos). Uma boa maneira de fazer isso é agrupar essas palavras. Escolha um grupo de cerca de cinco palavras todas as manhãs e use-as ao longo do dia. Isso ajudará você a se lembrar deles por um longo tempo. A memorização de vocabulário em inglês e os métodos de aprendizado não se limitam a isso, é claro. Cada aluno tem sua própria maneira de aprendizagem. Alguns aprendem melhor escrevendo, outros com uso na prática. O mais importante é encontrar aquilo que melhor corresponde a você.
6. Traduzir de inglês para inglês
Depois de se acostumar a pensar em inglês no seu cotidiano, busque usar traduções de inglês para inglês. Quanto menos você traduzir para o português, mais fácil será pensar e falar em inglês.
As definições em inglês podem parecer complicadas no início. Não deixe que isso o detenha. Em vez disso, escolha um bom aplicativo ou site de dicionário que tenha uma linguagem mais simples para descrever as palavras.
7. Assista a filmes em inglês
Existem milhares de recursos para ajudá-lo a melhorar suas habilidades de escuta em inglês. As habilidades de escuta são uma das habilidades básicas e mais importantes que você precisa desenvolver ao aprender inglês. Por isso, assistir a filmes, desenhos e séries preparados para crianças contribuirá para o desenvolvimento da sua competência auditiva. Existem muitos sites de filmes em inglês na internet onde você pode fazer esses estudos.
Lembre-se, o cérebro é naturalmente capaz de distinguir padrões de linguagem ao longo do tempo. Se você não entendeu o que ouviu na primeira vez, não deixe que isso o preocupe ou faça você desistir. Mantenha um caderno com você, anote as palavras e frases que ouvir e, em seguida, elabore um estudo separado com base nelas.
Abaixe o volume do filme. Tente entender o que as pessoas estão dizendo. É claro que o que as pessoas dizem é importante, mas como elas o dizem e pronunciam é igualmente importante. Por isso, preste atenção na linguagem corporal, nas expressões faciais, na entonação, principalmente nos movimentos dos lábios das pessoas enquanto assiste ao filme. Fale como eles, e repita as expressões que acabou de aprender. Uma dica é, assista a um filme com áudio e legendas em inglês, será benéfico para você.
8. Leia Poesia em Inglês
Ler poesia em inglês melhora as habilidades de fala, escrita, leitura e compreensão auditiva dos alunos de muitas maneiras diferentes. Leia os poemas várias vezes, e trabalhe-os em detalhes, isso trará muitos benefícios em termos de pensamento em inglês. Ao fazer esses estudos, você pode prestar mais atenção aos significados dos adjetivos e advérbios quando entender onde eles estão. Mas tenha em mente que os poemas não são gramaticalmente corretos e algumas palavras que não são comumente usadas hoje são usadas com frequência.
Poemas também ensinam a arte de escolher palavras. Poetas tentam transmitir mensagens muito poderosas em um espaço pequeno. Portanto, eles são muito cuidadosos na escolha das palavras. Eles dão muitos exemplos de como você pode dizer algo de maneiras diferentes. Isso seria uma coisa positiva para pensar na língua inglesa. Ser capaz de descrever um objeto ou uma emoção de diferentes maneiras mostra como você pode pensar nesse idioma.
9. Cante em inglês
Ouvir músicas em inglês é muito importante para o aprendizado do idioma, afinal você se divirte enquanto aprende, pois memorizar a gramática ou palavras pode ser muito cansativo para o cérebro.
Ao trabalhar nas músicas, procure e aprenda os significados das novas palavras que encontrar. Quanto mais músicas você aprender, maior será o seu domínio do idioma. Quase todas as músicas em inglês contêm muitas expressões cotidianas, palavras e até frases que você não viu antes. Claro, a principal razão para isso é que o público-alvo da música é principalmente falantes nativos de inglês. Ao ouvir música em inglês, você também se familiariza com a entonação e a pronúncia das palavras em inglês, que se tornarão mais fáceis para você.
Ao encontrar as letras em inglês, você pode lê-las e cantar junto com a música. Cantar para aprender inglês é uma das atividades mais divertidas que você pode fazer enquanto aprende.
10. Escreva uma carta em inglês
Escrever cartas em inglês é um exercício fácil para qualquer pessoa com proficiência em inglês em qualquer nível. Depois de aprender alguns modelos de frases ao escrever uma carta, o trabalho fica mais fácil. Certifique-se de que a carta que você for escrever tenha introdução, desenvolvimento e conclusão. Ela pode ser online ou em papel. No entanto, seja qual for a maneira que você escolher, tentar se expressar escrevendo fortalecerá sua capacidade de pensar em inglês.
Saber escrever uma carta em inglês pode ajudá-lo a encontrar um emprego, construir relacionamentos mais fortes e muito mais. Se você quer escrever um Essay (artigos) em inglês, pode começar escrevendo cartas em inglês para aprimorar a sua escrita.
Você pode usar os seguintes modelos de frases ao escrever uma carta:
- Look forward to seeing you soon! (Ansioso para vê-lo em breve!)
- I would be grateful if you could attend to this matter as soon as possible. (Eu ficaria muito grato se você pudesse atender a este assunto o mais rápido possível.)
- Best regards (Atenciosamente,)
- Good to see you again last week. (Bom vê-lo novamente na semana passada.)
- With kind regards, (Com os melhores cumprimentos,)
- If you would like any further information, please don’t hesitate to contact me. (Se pretender mais informações, não hesite em contactar-me.)
- Sorry it’s taken me so long to write. (Desculpe por ter demorado tanto para escrever.)
- Kind regards, (Atenciosamente,)
- Regards, (Atenciosamente,)
- I hope you’re well. (Espero que você esteja bem.)
11. Concentre-se no pensamento fluente, não na gramática correta
Falar inglês fluentemente não é o mesmo que ter uma excelente gramática inglesa, mesmo falantes nativos de inglês cometem erros gramaticais! Para falar fluentemente, você deve ser capaz de se comunicar. Não importa quão boa seja sua gramática, se você não tiver as palavras para usar essa gramática, você nunca melhorará suas habilidades linguísticas. Então pare de pensar em gramática. Tente pensar em inglês, não tenha medo de errar.
É claro que o conhecimento da gramática inglesa é importante, mas se você não está fazendo nada academicamente, se seu objetivo é simplesmente se comunicar ou abordar o pensamento apenas em inglês, não deve ter medo de cometer erros gramaticais. Você deve se expressar com inglês frases que vêm à mente!
12. Descreva o que você vê em inglês
A maneira mais fácil de memorizar palavras em inglês é o método de simulação usado por Da Vinci. Assim, quando aprendemos novas palavras, podemos combiná-las com palavras semelhantes em português para lembrá-las de maneira mais simples.
Por exemplo, no processo de aprendizagem da palavra ‘buy’, você pode combinar essa palavra com a palavra ‘bye’, que tem a mesma pronúncia, e codificar a palavra em sua mente como ‘compre alguma coisa e parta daí’. Com o método de associação livre, será muito mais fácil para você lembrar os significados das palavras.
13. Não traduza enquanto pensa, pense direito nesse idioma
Claro, se sua língua nativa não for o inglês, levará algum tempo para começar a pensar diretamente nesse idioma sem precisar traduzi-lo em sua cabeça. No entanto, não perca a esperança, porque esta não é uma situação impossível. Se você levar em consideração as sugestões que demos neste artigo e trabalhar nessa direção, pode ter certeza de que pensar em inglês ficará muito mais fácil.
Quando falamos sobre pensar em inglês, pensar na estrutura das frases em inglês também deve vir à mente. Por exemplo, quando dizemos ‘eu te amo’ em inglês, precisamos usar a frase ‘‘I love you’’. Se traduzirmos as palavras desta frase uma a uma, teremos ‘eu, amo, você’. Então, se você quiser começar a pensar em inglês, seria sensato fazer alguns estudos sobre essas diferenças linguísticas também.
14. Escreva um diário em inglês
Se você está apenas começando com o diário, primeiro decida sobre o que deseja escrever. Se o seu inglês não for adequado para escrever frases longas e detalhadas, você pode manter um diário descrevendo o que fez naquele dia em frases simples e gerais.
Não considere manter um diário em inglês como uma responsabilidade chata. Se você tem dificuldade em escrever em inglês, tente se apresentar nas frases mais simples. À medida que você pratica a escrita, sem dúvida estará em uma posição melhor para isso.
15. Leia livros em inglês
Para aprender inglês, ler em uma língua estrangeira será a coisa mais confortável e produtiva que você pode fazer. Você pode comprar livros de histórias em inglês, buscar artigos e revistas e outros textos em inglês na internet. Mesmo que você leia duas páginas por dia, já verá benefícios.
Ler em um idioma diferente não apenas melhora suas habilidades de leitura, mas aumenta sua proficiência em geral e trará muitos benefícios em termos de pensamento em inglês. Certifique-se de que os textos que você lê estão em seu próprio nível ou em um nível superior. Desta forma, o processo de aprendizagem irá progredir mais facilmente. A leitura em inglês também adiciona muito em termos de capacidade de pensamento em inglês.
16. Descreva seu ambiente em inglês
Descreva tudo o que você vê ao seu redor em inglês. Isso irá ajudá-lo a construir frases e aprender novas palavras. As árvores que você vê na estrada, as pessoas ao redor, os mercados em que você entra, etc. Você pode defini-lo em inglês e, graças a este estudo, pode encontrar os equivalentes das palavras que não conhece, e depois, com o dicionário, fazer um estudo mais detalhado. Descrever é uma das formas importantes de pensar em inglês, pois traz consigo a capacidade de pensar nesse idioma.
Por que pensar em inglês é importante?
Quando você começa a pensar em outro idioma no dia a dia nessa língua, você começa a pensar em inglês. Seja você um estudante ou se preparando para a sua carreira profissional, começar a pensar em inglês fará muito bem para você. Vamos examinar juntos alguns dos pontos positivos sobre a capacidade de pensar em inglês:
- Desenvolvimento de Inteligência: Ser capaz de pensar em um idioma diferente melhora sua inteligência. Essas ações, que também podemos considerar como exercícios mentais, tornarão você mais cuidadoso e inteligente.
- Desenvolvimento da imaginação: Pensar em um idioma diferente significa incorporar conceitos diferentes em sua mente. Por esse motivo, ser capaz de pensar em inglês também contribuirá para o desenvolvimento de sua imaginação.
- Desenvolvimento de perspectiva: Idiomas diferentes podem ter uma estrutura diferente, que ampliará sua perspectiva. Considerando que a língua é uma cultura, incorporar uma cultura diferente em sua vida certamente amplia seus horizontes.
- Capacidade de tomar decisões mais confiáveis: Pensar em qualquer coisa em uma língua estrangeira permite que você faça suas escolhas com mais confiança. Pensar em inglês não é apenas uma vantagem para uma melhor tomada de decisão, mas também pode ajudá-lo a aprender o idioma mais rapidamente. Fica mais fácil falar alto o que você já consegue “expressar” em inglês na sua mente.
- Livre de preconceitos: Considerando a ligação entre língua e cultura, podemos dizer que aprender uma língua diferente tem funções como conhecer uma cultura diferente e quebrar seus preconceitos. Se você deseja obter informações detalhadas sobre os estudos sobre a correlação entre aprendizagem de línguas e preconceito, você pode fazer um estudo sobre esse assunto.
Pensar em inglês enfraquece o português?
Não é possível que aprender um idioma diferente enfraqueça sua língua materna. Afinal, não será tão fácil esquecer o idioma ao qual foi exposto desde o nascimento. Porque a base de dados fornecida por anos não permite isso. Mas, é claro, se a língua falada ao seu redor não for o português e você começou a se comunicar apenas através do inglês, é normal e possível que o seu português enfraqueça um pouco.
Pensar em inglês e sonhar em inglês estão relacionados?
Se pensarmos muito sobre um assunto durante o dia, é bem provável que tenhamos um sonho sobre isso à noite. Nesse contexto, seria justo dizer que pensar em inglês e sonhar em inglês estão ligados. Considerando que os sonhos são a expressão do subconsciente, espera-se que surja no estado inconsciente um assunto que muitas vezes interessa à mente no estado consciente. Por esta razão, especialmente se você acabou de começar a aprender inglês, você pode se deparar com situações como a de falar inglês em sonhos ou de ter sonhos em inglês. Isso indica que você internalizou o idioma que aprendeu e que está em um bom lugar em termos de aprendizado.