You dont have javascript enabled! Please enable it!

Como melhorar o seu Inglês?

A prática e o trabalho são essenciais para construir seu vocabulário e melhorar suas habilidades de comunicação em Inglês. Trabalhar por meio de atividades práticas e revisar regularmente o idioma que você está aprendendo pode ajudar a acelerar seu conhecimento e compreensão dessa nova língua. 

Aprimorar suas habilidades o ajudará a usar o Inglês de forma mais eficaz, para que você possa ter sucesso em seus estudos, avançar no trabalho e se comunicar com confiança em Inglês em seu tempo livre. 

Neste artigo, compilamos algumas dicas para você melhorar suas habilidades de escuta, leitura, escrita e fala. Se você estiver pronto, vamos começar. 

Maneiras de melhorar a compreensão do Inglês

Para aprender Inglês completamente, você precisa melhorar todas as suas habilidades, como ler, escrever, falar e ouvir. Nesse contexto, as habilidades de escuta são uma das mais importantes. Claro, existem várias maneiras de melhorar suas habilidades de escuta. Informações detalhadas sobre esses métodos são fornecidas nos títulos a seguir.

Para melhorar a audição 

Ler ouvindo

Uma maneira de melhorar as habilidades de escuta em Inglês é ler e ouvir. Neste método, você lê o texto primeiro e depois marca as palavras que não entende para ouvi-las. Essas palavras devem ser totalmente compreendidas. 

Ler o texto e depois ouvir é uma das melhores soluções. Com este método, você também ouvirá a pronúncia das palavras necessárias, para melhorar as habilidades de escuta. Então, enquanto você ouve, se certifique de prestar atenção em como as palavras são pronunciadas.

Se o texto que você está lendo contiver muitas palavras novas, pode ser mais eficaz dividi-lo em partes, em parágrafos. Em vez de ouvir uma música inteira, você pode escutá-la e ler a letra por estrofes. Ouvir é uma das maneiras mais eficazes de melhorar seu inglês.

Ouvir sem ler

Outra maneira de melhorar suas habilidades de escuta é ouvir o texto sem lê-lo. Ouça um texto que você nunca ouviu antes e certifique-se de que ele esteja fora de vista. O objetivo aqui é simplesmente ouvir, ou seja, testar sua audição. Apenas ouvindo, você será capaz de ver o quão bem você entende o texto. Para iniciantes, esse método pode ser um pouco difícil, mas definitivamente o ajudará a melhorar.

Você provavelmente não entenderá muito na primeira tentativa, mas não deixe que isso o desanime, pois este é um processo completamente normal. Em seguida, ouça novamente e tente identificar as palavras ou frases que você perdeu. 

Neste ponto, não se esqueça de prestar atenção aos pontos importantes do texto. Mesmo que você não entenda todo ele, você pode extrair os pontos principais de suas anotações

Repetir o que foi dito

Repetir o que foi dito no texto também ajudará a melhorar sua pronúncia. Também dá uma ideia de como enfatizar as palavras.

Maneiras de melhorar a leitura em Inglês

Embora poder ler livros em seu idioma original seja uma consequência natural de conhecer o idioma, se pensarmos o processo ao contrário, ler histórias simples pode ser visto como uma forma de melhorar o inglês. Passos como ler um livro em inglês, fazer um amigo estrangeiro e jogar um jogo em inglês ajudarão você a melhorar suas habilidades de leitura em inglês.

Para desenvolver a leitura 

Ler livros

Todo conhecimento adquirido ao aprender uma língua estrangeira deve ser fortalecido pela aplicação na vida cotidiana. Neste período, além de falar Inglês, que é o método mais básico e natural para fortalecer suas habilidades linguísticas, você também pode considerar a leitura de livros em Inglês. 

Claro, o processo de leitura deve começar pelos livros mais simples, ou seja, do gênero de histórias infantis, contos ou crônicas. Se você perguntar o por quê, as seguintes razões darão uma resposta adequada à sua pergunta:

Os livros de histórias são o primeiro passo para ler livros. Em Português, primeiro aprendemos sons, depois sílabas e depois palavras. Melhoramos nossas habilidades de leitura com histórias curtas e interessantes após as palavras. 

As histórias são a principal ferramenta para melhorar a leitura ao aprender Inglês, assim como em nossa língua nativa. Porque as histórias são contadas em uma linguagem mais simples do que outras obras literárias, e incluem eventos e situações que ocorrem no cotidiano. É por isso que os livros de histórias são uma excelente opção para iniciantes lerem em Inglês, pois existem livros de história para todos os níveis

O Inglês, que se tornou uma necessidade importante nas condições atuais, já pode ser ensinado nos primeiros anos do Fundamental. Quando uma língua estrangeira é ensinada para crianças mais novas, ainda não alfabetizadas, os professores expressam palavras-chave através de recursos visuais, para que elas associem a palavra ouvida ao objeto. 

Assim que as crianças aprendem a ler e escrever, elas começam a ler livros de histórias em Português e em Inglês. O nível desses livros varia de acordo com o nível de letramento.

Se corresponder com estrangeiros

Praticar Inglês ajudará você a falar com mais fluência, a se sentir mais confiante e a ganhar experiência na aplicação do vocabulário e da gramática que for aprender. A experiência é um passo importante no seu processo de aprendizagem. 

A maneira mais fácil de obter essa experiência é conversar com conhecidos estrangeiros, através de cartas, e-mails e mensagens. Quando você se corresponde com eles, suas habilidades de leitura e de escrita também melhoram. 

Você pode pensar que não tem um amigo com quem possa melhorar seu Inglês. Mas lembre-se, vivemos na era da Internet, e existem milhares de pessoas por aí que podem ajudá-lo a falar Inglês. Não importa onde você mora; existem excelentes sites e redes sociais com falantes de Inglês, onde você pode encontrar o parceiro de bate-papo certo para você.

Jogar jogos em Inglês

Os jogos não são apenas para crianças: eles são uma ferramenta eficaz de aprendizado, que pode ser utilizada por adultos que realmente desejam melhorar sua fluência e aprender Inglês. De jogos de tabuleiro a cartas e videogames, há opções para todos que tenham um espírito juvenil. E pesquisas mostram que adultos são mais capazes de lembrar o que aprenderam quando usam métodos divertidos.

Os jogos ensinam diferentes habilidades linguísticas. Você pode usá-los para praticar a escrita, a fala e a audição em Inglês, pois eles permitem a aprendizagem fora das configurações tradicionais da sala de aula. Se você não quiser ir a nenhum curso, pode usar os jogos para melhorar suas habilidades de leitura em Inglês, principalmente se tentar ler os manuais de instrução.

Mas, mesmo se você estiver frequentando um curso, os jogos são uma adição divertida e eficaz às suas aulas. Com os jogos online em equipe, as pessoas às vezes precisam se comunicar por escrito. Assim, as habilidades de escrita se desenvolvem, bem como as de leitura, em um ambiente divertido e menos estressante. Será possível ver um resultado efetivo e rápido depois de tentar os jogos em equipe

Maneiras de melhorar a escrita em Inglês

As músicas estrangeiras que ouvimos, os filmes estrangeiros que assistimos e a necessidade de falar Inglês na escola ou no trabalho nos ajudam a aprender o significado e a pronúncia de algumas palavras cotidianas. Se aprendermos Inglês por essas formas que não mostram a escrita em Inglês, talvez não consigamos aprender a ortografia de algumas palavras. Nesse caso, seria correto atentar para esse ponto, para não ter um estudo deficiente ou parcial.

Independentemente do seu nível de Inglês, é importante desenvolver habilidades de escrita para poder escrever artigos em Inglês eficazes, seja no trabalho, na faculdade ou na vida cotidiana. Para melhorar sua escrita, você pode participar de várias conversas ou considerar outras opções, como a de escrever uma história.

Para melhorar a escrita 

Participar de bate-papo

Você pode pedir aos seus parentes, amigos e outros conhecidos que moram no exterior para se corresponderem com você. Se você não tiver conhecidos morando fora, poderá fazer amigos morando no exterior e tendo conversas escritas online. Existem muitos sites na internet onde você pode conversar em Inglês.

Você pode usar ferramentas de comunicação escrita em Inglês fazendo uso da tecnologia. Na era da internet, você pode estar ciente dos acontecimentos do mundo a qualquer momento, e até se comunicar diretamente com os indivíduos do lugar que lhe interessa. 

Se você quiser se aprimorar digitando em Inglês, não aproveitar essas tecnologias será uma grande desvantagem. Você pode fazer toda a sua correspondência em Inglês utilizando o Messenger, WhatsApp, Twitter, Instagram, Facebook, entre outros aplicativos e sites. 

Pode também usar os aplicativos tradutores disponíveis para se comunicar melhor. Além disso, ao ativar a função de correção automática em seu telefone, você poderá ver os erros gramaticais que comete. Assim, depois de errar algumas vezes, você não repetirá o mesmo erro.

Escrever histórias

Uma maneira de melhorar a escrita em Inglês é escrevendo ensaios, redações e histórias. Pensamos em uma temática sempre quando falamos ou escrevemos. Assim, podemos usar nossas temáticas de maior interesse e elaborar textos diversos. Também estimulamos nossa criatividade e habilidade de comunicação dessa forma. Quanto mais artigos ou histórias escrevemos, mais prática teremos.

Maneiras de melhorar a fala em Inglês

Todos sabemos que, para desenvolver qualquer uma de nossas habilidades, precisamos estar o mais envolvidos possível. Você precisa tentar aplicar o que aprendeu no seu discurso. Ler, ouvir e falar são os elementos mais importantes de qualquer idioma. E claro, isso também se aplica ao Inglês. 

É normal que bebês e crianças entendam primeiro o significado das coisas, depois aprendam a falar, comecem a ler e depois a escrever. Portanto, essa é a ordem natural de aprendizado da linguagem. Não é estranho que as escolas de línguas adicionais do mundo ensinem primeiro a ler, a compreender, depois a escrever e finalmente a falar? 

A principal razão para isso é que, ao aprender uma língua estrangeira, a forma mais rápida de aprender o básico é poder ler o material e compreender a língua, sem precisar saber se comunicar utilizando ela. 

Mas só podemos obter um domínio profundo dessa língua ao conseguirmos nos comunicar plenamente com ela, nas conversações orais do dia a dia. Portanto, é bom retomarmos o desenvolvimento natural e considerar a fala como prioridade.  

Para melhorar a fala 

Pensar em Inglês

Pensar em Inglês pode nos ajudar a interiorizar a língua e aprimorar a fluência da fala. Para isso, precisamos respeitar as peculiaridades desse idioma, assim como na hora de falar e escrever em Inglês, para que o idioma seja bem absorvido e para que tenhamos um pensamento mais exato e concreto da fala. 

Ou seja, precisamos levar em conta todas as suas características linguísticas, como sotaque, entonação, vocabulário, uso de expressões, pronúncia e provérbios. Podemos fazer isso estudando o contexto cultural e histórico dos países que utilizam o Inglês como língua oficial. 

Praticar a fala

Você deve ser capaz de falar Inglês fluentemente. Não fique apenas escutando enquanto aprende. Repita o que você ouve e pratique as palavras. Tente falar em voz alta até que sua boca e seu cérebro façam isso naturalmente. Isso permitirá que você fale Inglês fluentemente.

Cantar em Inglês

Qual poderia ser a razão pela qual as músicas são tão eficazes no processo de aprendizagem de Inglês? Esse método é um daqueles que funciona. 

Há ampla evidência científica de que a música em língua estrangeira ajuda os alunos não nativos a melhorar suas habilidades de gramática, vocabulário e pronúncia. Além disso, de acordo com um conceito chamado Efeito Mozart, verificou-se que a música clássica ouvida durante o estudo melhora o aprendizado. 

Muitas palavras úteis, frases e expressões idiomáticas são usadas nas músicas. Frases existentes e conversas cotidianas são incluídas nelas, pois o público-alvo são os falantes do idioma em que a música é escrita.

Cantar é a maneira mais simples de praticar a entonação do Inglês. Ouvir as músicas também ajudará você a entender o ritmo e o sotaque do Inglês, e a prestar atenção na pronúncia. Muitas frases e padrões de fala em uma música são repetidos com frequência, então é mais fácil memorizá-los. 

A música tem uma capacidade extraordinária de ser lembrada. Melodias e letras muitas vezes passeiam pelos pensamentos e tocam na nossa mente o dia todo. Tudo isso ajudará você a aprender Inglês, pois assim poderá se lembrar facilmente das palavras e frases.

Nosso vínculo com a música é profundo e forte. A música é uma chave que desbloqueia nossas emoções, afeta nosso humor e melhora nosso estado mental e físico. E é claro que, se algo tem poder emocional, sempre será mais fácil lembrá-lo. 

Uma das razões pelas quais as pessoas têm problemas para aprender um idioma é porque não têm tempo extra para estudar durante o dia. Mas você não precisa gastar muito tempo aprendendo Inglês com músicas: você pode levar sua música com você onde quer que esteja, seja no carro, na cozinha ou no chuveiro. Quando você escolhe sua música favorita, pode ouvi-la e cantá-la várias vezes sem se cansar. Por isso a música é um dos hobbies mais confortáveis. 

Ela também nos ensina sobre a cultura dos povos de língua inglesa, o que elas pensam e sentem. Conhecer músicas e cantores internacionais também cria um tópico para você conversar com os amigos que falam Inglês.

Para ver dicas sobre como cantar em Inglês, e para aprender termos musicais, acesse o artigo “Termos musicais” e “dicas de como cantar em Inglês”.


error: Alerta: ALETERA: O USO NÃO AUTORIZADO E/OU A DUPLICAÇÃO DESTE MATERIAL SEM PERMISSÃO EXPRESSA E ESCRITA DO AUTOR E/OU PROPRIETÁRIO DESTE SITE É ESTRITAMENTE PROIBIDO! ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA MAIS ESCLARECIMENTOS.